Windows XP Service Pack 3 Overview 1

Fiz uso do novo SP3 do XP e posso recomendar à quem ainda não o instalou que instale.
Para quem tem o IE6 (acreditem, existem pessoas que usam isso...), o navegador se tornará mais seguro com o novo service pack e suas atualizações de segurança. Para quem usa o IE7, vale a mesma regra, exceto pelo fato de você simplesmente não poder mais desinstalá-lo. Bizarro não?
Vejamos o porque disso:

Quando se instala o Internet Explorer 7 no Windows XP SP2, é feito um backup dos arquivos do Internet Explorer 6. Isso permite a desinstalação do Internet Explorer 7. Ao se instalar o Windows XP SP3 em um sistema que esteja com o Internet Explorer 7 esse backup é removido para se evitar conflitos.
Se você instalar o Internet Explorer 7 após instalar o Windows XP SP3, será capaz de desinstalá-lo e voltar para a versão mais recente do Internet Explorer 6, que acompanha o Windows XP SP3.

Já o IE8 Beta 1 é totalmente compatível com o Windows XP SP3, por isso vá em frente e atualize seu computador para o SP3 e, em seguida, instale o Internet Explorer 8 Beta 1 e teste seus novos recursos. Você será capaz de desinstalar Internet Explorer 8 Beta 1 para voltar ao Internet Explorer 7 ou Internet Explorer 6, dependendo de qual você estava usando antes.

Com relação a desempenho, pelo menos para mim foi bem notável, principalmente com softwares do pacote Office. Fiz alguns testes e abri simultaneamente 3 arquivos, cada um de um aplicativo do Office (Word, Excel e Power Point). Os 3 abriram de forma assustadora em relação à antes. A mudança está na forma com que o Windows trata os softwares que usam plataformas de pacotes como o Office. Faça um teste: abra 1 arquivo do Word (logo após inicializar seu computador) e conte quanto tempo a splash screen se mantém na tela até que o software se abra. Depois feche-o e abra um arquivo do Excel por exemplo. A abertura do Excel foi extremamente mais rápida não? O SP3 executou mudanças quanto a isso e o carregamento das ferramentas agora é de acordo com o módulo que você executa durante a execução do software como por exemplo a ajuda só é carregada quando o usuário chama a mesma. O mesmo ocorre com as outras funções.

Sem dúvida há muita coisa ainda que o SP3 alterou, vamos descobrindo aos poucos ;)
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mário Analógico

Nehalem = i7? Intel Core i7

Optimus Maximus Keyboard, Em ação