CiberCarpete e realidade virtual

Eu particularmente sempre imaginei um game ou simulador não sei, onde os movimentos fossem realizados virtualmente através dos seus movimentos reais, o que já é uma realidade por exemplo no Nintendo Wii. Bom, mas o que mais me intrigava era a idéia de um dia jogar andando na realidade porém com vista à um mundo virtual, ou seja, a canseira que o personagem no game ganha, é a que você ganha. E não é que isso veio à tona?

Cientistas europeus apresentaram o CiberCarpete, um piso omnidirecional que permite que um usuário navegue de forma realística e irrestrita por um ambiente virtual, literalmente "andando sem sair do lugar."
Alguns cientistas japoneses estrearam um sistema semelhante em 2004, mas a maioria dos ambientes virtuais que permitem movimentação ainda se baseiam nas velhas esteiras de ginástica, o que limita muito o realismo.

O CiberCarpete é um quadrado de quatro metros de lado, e lembra uma esteira de trator, só que muito mais larga. Com a diferença de que cada placa da esteira é na verdade uma esteira independente, que se move na perpendicular da esteira principal.

Tanto a esteira principal quanto as pequenas esteiras individuais podem se mover para frente ou para trás, e um algoritmo especialmente desenvolvido, rodando no computador que controla o CiberCarpete, faz com que todas se movimentem harmonicamente em resposta aos movimentos do usuário.

E tem mais!
Além de detectar a direção na qual o usuário está caminhando, o programa mapeia sua posição sobre a esteira omnidirecional, de forma que ele nunca corra o risco de chegar até sua borda e cair.

O capacete de visão artificial incorpora quatro antenas, que atuam em conjunto com quatro câmeras, localizadas nos cantos do CiberCarpete. O programa captura as informações de todas essas fontes, tornando-se capaz de detectar, por exemplo, quando o usuário faz o gesto de abrir uma porta.

Imagine jogando algum dos jogos mais recentes nessa bagacera? Fenomenal!



Obs.: Faz tempo que eu (Bogos) não posto, mas acreditem, é por uma boa causa. Em breve TecnoFox terá novidades hehehe.

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de saber como vocês fizeram no blog de vocês para por estas imagens nos tópicos, bordas e cor de fundo na coluna...isso para ser visualizado tanto no FireFox quanto no IE.

Estou com problemas para faze-lo.

poderiam me ensinar?

ASS: administrador DJX do RX-Strider.

Postagens mais visitadas deste blog

Mário Analógico

Nehalem = i7? Intel Core i7

Optimus Maximus Keyboard, Em ação