24 de novembro de 2007

PCdf apreciadores de obras de arte




Existem os que acham que entendem de computador, existem os que entendem, existem os nerds e existem aqueles que um dia já foram nerds, hoje em dia eles são digamos estudiosos e profissionais da tecnlogia que tem tempo de sobra pra fazer coisas inúteis como faze computadores apreciarem obras de arte. O quê? Não acredita? Leia a notícia abaixo então mané!


"A equipe do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Haifa, em Israel, desenvolveu um novo programa matemático que vai tornar os computadores capazes de saber se uma obra de arte é original de Leonardo Da Vinci, como o vendedor afirma, ou foi feita por algum artista menos renomado, informou o site EurekAlert.
Com a inovação, os pesquisadores "ensinaram" o computador a identificar obras de arte de diferentes artistas, depois que o programa transformou suas pinturas de natureza, pessoas, flores e outras cenas em uma série de símbolos matemáticos, senos e co-senos.
Depois que o computador "aprende" sobre alguns trabalhos de cada artista, o programa capacita o computador a dominar o estilo individual de cada artista e a identificar o autor quando tive acesso a outras obras ¿ que a máquina jamais tenha visto antes.
De acordo com o professor Daniel Keren, chefe da equipe que desenvolveu o programa, o software pode identificar as obras de um artista específico mesmo se elas retratam cenas distintas. "Assim que o computador aprende a reconhecer os desenhos de relógio de Dali, vai reconhecer suas outras pinturas, mesmo sem relógios. Assim que o computador aprende a reconhecer os redemoinhos de Van Gogh, ele vai reconhecê-los em imagens que nunca viu antes", explicou.
O professor Keren fez questão de ressaltar que, apesar de muito complexo, o campo de visão do computador ainda é muito inferior ao da visão humana. "A visão humana tem uma evolução experimentada de milhões de anos, enquanto a do computador tem apenas 30 anos. Nesse estágio os computadores ainda têm dificuldade de fazer coisas que são muito simples para as pessoas, como, por exemplo, reconhecer uma foto de uma face humana", explicou.
"Um computador tem dificuldade em identificar quando a foto é de uma face humana ou quantas faces há em uma foto. Apesar disso, computadores são muito bons em simular e delinear imagens tridimensionais como artérias no cérebro ou uma rede de estradas", disse Keren, segundo o site vnunet.com.
De acordo com a universidade israelense, a pesquisa original foi publicada em 2003, mas só agora está sendo divulgada ao público."


Sentiu o drama?
É, eu também não tenho palavras pra descrever tamanha...hmmm...evolução tecnológica! Pra não dizer outra coisa...



Fonte: Terra Tecnologia

0 comentários:

Artigos recentes

Comentários recentes